Esse livro se propõe a pensar a constituição subjetiva de indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sob a perspectiva da Teoria da Subjetividade, compreendendo a subjetividade, como constitutiva da pessoa com TEA, pensando para além da lógica biomédica e educacional sintomática que, na maioria das vezes, descreve o transtorno e o percebe de forma estanque e descontextualizada dos processos de subjetividade e suas interfaces. Busca compreender como se constitui subjetivamente o indivíduo com TEA e como a Teoria da Subjetividade pode contribuir para essa compreensão, olhando para as relações familiares e para as experiências escolares que auxiliam um pensar ‘fora da caixa’, fora do padrão socialmente estabelecido. Esta obra fala também da importância do tempo; tempo de esperar, tempo de investir, tempo de recuar, tempo de sustentar o olhar e a palavra; tempo diferente de cada um e diferente do meu tempo de querer e desejar. Era preciso uma lente teórica que ampliasse minhas possibilidades de ver e perceber o outro, o indivíduo com TEA como alguém singular, repleto de diferentes formas de agir e sentir, que não pode ser estandardizado e analisado somente a partir de seus comportamentos. Ele não deve ser padronizado, curado, ajustado a um comportamento dito “normal”, mas sim entendido em sua constituição subjetiva, como alguém único, que pensa, sente e age de acordo com suas experiências. Dessa maneira, a escolha da Teoria da Subjetividade que fundamenta a escrita deste livro, justifica-se por propiciar o entendimento acerca do indivíduo com TEA em outra perspectiva teórica, demandando uma reflexão complexa e aprofundada, que não pode ser alcançada por uma fragmentação dos processos de constituição do sujeito desvinculado de suas experiências; ao contrário, elas somente se tornam inteligíveis por meio da integração dos processos subjetivos que apontam um desenvolvimento individual e social, significativo e singular
Karla Fernanda Wunder da Silva – 0000-0002-8350-0726