Débora Cristina Tavares, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, Marcela Cristiane Ribeiro Brito, Solange Fátima de Oliveira Cruz (Organizadoras)
Esta obra é resultado do trabalho coletivo dos estudantes pesquisadores do programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCo, da Universidade Federal de Mato Grosso com o apoio da coordenação do programa e desta instituição de ensino no fomento à pesquisa e compartilhamento do conhecimento. Todo trabalho nasce a partir da disciplina Comunicação: práticas e conexões culturais, que foi criada para que pudéssemos discutir e observar a comunicação como cultura e as diferentes manifestações culturais através da compreensão e construção de uma visão mais crítica da indústria cultural, dos meios de comunicação e do processo de consumo. Os estudantes pesquisadores foram convidados a perceber os fenômenos comunicativos nas produções da mídia, nas instituições de mediação tradicional e nas práticas socioculturais, bem como a discutir as mudanças no papel do consumidor e suas manifestações culturais a partir dos autores sugeridos e compor suas percepções a partir de seus diferentes campos de pesquisa. Com esta postura, os ensaios foram produzidos a partir do ponto em que se encontram com seus próprios objetos de estudo e o resultado, o leitor encontra nesta obra que reúne estes olhares diversos e ricos para discutirmos a comunicação, o consumo e a cultura de forma plural, como deve ser.