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Guia didático de metodologias para o ensino de filosofia
Ana Carolina Reis Pereira, Lyla Moane Souza São Pedro
O "Guia didático de metodologias para o ensino de Filosofia" convida o leitor a ampliar sua reflexão sobre o ensino de filosofia, uma vez que a definição de temas para seu ensino implica uma posição do professor face à filosofia e ao filosofar, permitindo compreender tanto as posições filosóficas dos sujeitos envolvidos em sua elaboração, como as estratégias didáticas assumidas para o seu ensino, tais como a organização do tempo e do espaço, os recursos didáticos e os processos de avaliação, de modo que a definição do "que" ensinar não pode ser separada dos seus aspectos metodológicos, ou seja, de "como" deveriam ser ministrados. Nesse sentido, autores como Obiols (2002); Cerletti (2008); Kohan (2009); Gallo (2012); Gasparin (2012), dentre outros, nos ajudaram a investigar e produzir metodologias para o ensino de filosofia em conformidade com as mais recentes legislações educacionais e as especificidades de cada contexto de atuação. Adotando a metodologia da pesquisa-ação, o intuito é fornecer aos futuros professores bases conceituais e metodológicas para ensinar filosofia no atual contexto educacional brasileiro.
136 p.
ISBN 978-65-5460-148-1
DOI: https://doi.org/10.36592/9786554601481
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