Pensar teologia e educação hoje

A relação entre ciência, religião e educação constitui-se como uma necessidade na sociedade atual. As descobertas científicas e o desenvolvimento tecnológico oferecem grandes benefícios para a humanidade, mas também a expõe a grandes riscos. Devido algumas questões históricas que precisam ser esclarecidas pelo processo educativo, a participação da religião nas discussões que envolvem as pesquisas científicas e as inovações tecnológicas, nem sempre é bem compreendida. Embora haja divergências entre ciência, religião e educação, ambas têm como ponto de convergência fundamental a pessoa humana e a afirmação da sua dignidade. Uma compreensão errônea a respeito da autonomia e da liberdade humana, levou a uma total separação entre as referidas instâncias, imergindo a sociedade humana em ditaduras e extremismos que provocaram abusos contra a dignidade humana. Por isso, é necessário refletir com seriedade sobre essas questões. Para além de um conhecimento puramente técnico-científico, é preciso que os valores também participem da orientação do processo educativo atual. Não basta acumular informações e conhecimentos desconexos. Importa coaduná-los e torná-los significativos, vinculados a um contexto maior para que a compreensão da complexidade se torne mais rica, e a leitura da realidade mais fidedigna. Um processo educativo integral é fundamental para que haja esse discernimento crítico. É preciso formar para a capacidade de perceber e interpretar os dinamismos que regem o mundo de hoje, fazendo acenos para um futuro que se descortina, ou seja, o mundo de amanhã. Que a presente publicação traga luzes para esse debate e fomente uma integração entre ciência, religião e educação.

Tiago de Fraga Gomes

Tiago de Fraga Gomes – 0000-0001-5437-2318

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Visualizações desta publicação

Número de páginas: 144

ISBN: 978-65-5460-204-4

Leia esta publicação